sábado, 27 de dezembro de 2008

O QUE É A FCI



A FCI – Federação Cinológica Internacional se define como (conforme http://www.fci.be/): “The Fédération Cynologique Internationale is the World Canine Organisation. It includes 80 members and contract partners (one member per country) that each issue their own pedigrees and train their own judges. The FCI makes sure that the pedigrees and judges are mutually recognized by all the FCI members.”
Traduzindo livremente: “A Federação Cinológica Internacional é a Organização Canina Mundial. Ela inclui 80 membros e parceiros contratados (um membro por país) que emitem seus próprios pedigrees e treinam seus próprios juízes. A FCI garante que os pedigrees e juízes sejam mutuamente reconhecidos por todos os membros da FCI.”
Foi fundada em 22 de maio de 1911, como forma de congregar clubes que formavam parte da cinofilia européia continental, em especial dos países: Bélgica, Alemanha, Áustria, França e Holanda. Tem sede na pequena e pouco conhecida cidade de Thuin, na Bélgica.
Conforme descrita por si mesma, esta FCI não emite pedigrees, não forma árbitros de exposições, não publica ou patrocina a edição de estudos cinófilos, não contribui para a pesquisa científica relacionada à saúde dos cães ou da transmissão das mesmas ao homem (zoonoses), tampouco realiza concursos, como as exposições caninas de beleza, provas de trabalho para cães ou do esporte canino conhecido como “agility”.
É uma ONG – Organização Não Governamental, arrecadadora de fundos para organizar um Calendário Internacional de Eventos e emitir títulos promocionais aos cães, como o de Campeão Internacional de Beleza ou de Trabalho; em tudo muito útil aos clubes que em seus países carecem de uma referência estrangeira, como forma de cooptar associados e incautos.
É o caso de alguns clubes localizados na Europa, América Latina (a América pobre), Ásia, África e uns poucos da Oceania. E que não é o caso das três maiores cinofilias do mundo, pela ordem: Estados Unidos, Inglaterra e Canadá, que não tem nenhum clube filiado a FCI.
Existem três entidades que registram cães de cães de todas as raças no Brasil. Pela ordem de número de registros elas são: CBKC – Confederação Brasileira de Cinofilia (a filiada local da FCI), a ACB – Associação Cinológica do Brasil e a SOBRACI – Sociedade Brasileira de Cinofilia.
Existem ainda no Brasil associações para o registro específico de raças, que já buscam liberdade das taxas e normas impostas pela CBKC no Brasil, até mesmo porque o lhes importa é a filiação a instituições ligadas às raças a que se dedicam, em seus países de origem. Elas são: APRO – Associação Paulista do Rottweiler e a SBCCPA – Sociedade Brasileira de Criadores de Cães Pastores Alemães, ambas interessadas em manter convênios com alemães que criaram e mantêm com zelo suas respectivas raças.
Caso especial é o CAFIB - Clube de Aprimoramento da Raça Fila Brasileiro, (conforme: http://www.cafib.com.br), formada por criadores que cansados dos desmandos dos dirigentes da CBKC e sem ter qualquer filiação a FCI, desde 1978, mantêm seu Livro de Registros próprio (“stud-book”), trabalha pelo desenvolvimento da raça que os congrega, e tem associados que criam e vendem animais, principalmente a criadores dos Estados Unidos de países europeus.
Os brasileiros da CAFIB dão uma prova cabal de que a cinofilia não é exclusividade de clubes, muito menos precisa ser respaldada por instituições internacionais, antes disso provam que a cinofilia é uma prática amadorística, que quando feita por homens de bem, encontra quem os aprecie e os mantenha.
Salvador, 8 de junho de 2006.




Eduardo Jorge Barbosa de Novais
Cinófilo desde 1971
Brasileiro, Administrador, Professor Universitário
Dono de uma biblioteca cinófila com mais de 500 volumes
Articulista com trabalhos publicados na maior revista cinófila do Brasil
Palestrante de temas cinófilos no Brasil e nos Estados Unidos
Árbitro de exposições cinófilas, habilitado para julgar todas as raças, desde 1994
Apresentador do programa “Dia de Cão” na TV Aratu/SBT/Salvador, desde 1999
Presidente, pela terceira vez, do Kennel Clube da Bahia
Fundador do Clube Baiano do Fila Brasileiro
Fundador do Clube do Rottweiler da Bahia
Fundador e primeiro Presidente do Kennel Clube de Sergipe

Um comentário:

Unknown disse...

Eduardo,
Parabéns pelos seus comentários feitos à CAFIB.
Abs, Chico Peltier.